sucesso

Tuesday, November 07, 2006

ECS7- Marx e Engels I

QUEM SÃO MARX E ENGELS?


Karl Heirich Marx

Marx nasceu em 5 de Maio de 1818, em Tréveris, Alemanha, numa família de classe média. Em 1835 ingressou na Universidade de Bonn para estudar direito e já no ano seguinte, transferiu-se para Hegel, Universidade de Berlim.
Não podendo seguir carreira acadêmica, tornou-se redator-chefe da Gazeta renana. Com o fechamento do jornal, em 1843 Marx foi para a França, onde casou-se com Jenny Von Westphalen e teve 5 filhos, sendo que 3 desses morreram ainda na infância, provavelmente pela precária situação financeira na qual se encontravam. Marx teve um filho, nascido da relação extraconjugal com Helen Demuth, empregada em sua casa (
Frederick Lewis Demuth). Não podendo perfilhá-lo, arranjou para que fosse reconhecido como filho por Engels.
Com a revolução de 1848 e o exílio, obrigou-se a ir para a Inglaterra, onde passou a viver rendas, escrevendo artigos casuais para jornais alemães e americanos e escrevendo livros como ‘O 18 brumário de Luís Bonaparte’, esforço que não lhe rendeu o retorno esperado.
Marx, um intelectual alemão considerado um dos fundadores da sociologia, também se interessava pela filosofia, economia, política e história. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário.
Fica difícil analisar a sociedade humana atual sem fazer referência com as obras de Karl Marx, mesmo não simpatizando com sua
ideologia e seus conceitos econômicos.
Engels faz uso dessas palavras, na morte do amigo :
“Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por estas suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar. (...)
Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo. Governos, tanto absolutos como republicanos, deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos, porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele. Tudo isso ele punha de lado, como se fossem teias de aranha, não tomando conhecimento, só respondendo quando necessidade extrema o compelia a tal. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários - das minas da Sibéria até a Califórnia, de todas as partes da Europa e da América - e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal.”

As principais obras de Marx foram:
Manuscritos econômico-filosóficos 1844 (publicados apenas em 1930);
A Guerra Civil na França;
Crítica da Filosofia do Direito de Hegel;
A Sagrada Família , 1845;
A Ideologia Alemã , 1846;
Miséria da Filosofia, 1847;
Manifesto do Partido Comunista, 1848;
Trabalho assalariado e Capital, 1849;
O 18 Brumário de
Luís Bonaparte
O Capital (Das Kapital) - Livro I, publicado em 1867; Livros II e III, publicado postumamente por Engels.
Marx tinha um pensamento prático e político que muitos entenderam como sendo um método a determinar a realidade, chamando-o de
materialismo histórico e dialético, que mais tarde veio a ser denominado de marxismo.
Marx recebia muitas críticas, sendo que somente algumas eram respondidas por ele e pelo amigo Engels. Após seu falecimento em
14 de Março de 1883 emLondres, Inglaterra continuou sendo criticado e também sendo defendido por seus amigos e seguidores.
Friedrich Engels
Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
Ainda na juventude, fica impressionado com a miséria enfrentada pelos trabalhadores das fábricas da sua família. Ao assumir a direção de uma das fábricas de seu pai, pode através de suas observações, produzir uma de suas principais obras: A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, publicada em
1845.
Engels foi um
filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista (1848). Mas escreveu sozinho algumas das mais importantes obras para o desenvolvimento do Marxismo, como Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã, Do socialismo utópico ao científico e A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.

MARX E ENGELS
Os amigos e parceiros Marx e Engels, eram revolucionários e comunistas, que lutavam para derrubar a sociedade capitalista, contribuindo para a libertação do proletariado moderno.
Fruto de décadas de colaboração entre os dois, deram origem ao marxismo, que por sua vez influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do
século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. O marxismo tornou-se base para doutrina oficial dos países de regime comunista.