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Monday, October 09, 2006

Como ler o mundo?


COM BASE NA LEITURA DO TEXTO: “A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora”-Émile Durkheim:

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
O autor deixa claro que a definição de Stuart apresenta fatores que podem provocar certa confusão. Mesmo concordando que as influências sobre os homens são diversas, acredita que a influências das pessoas de uma mesma geração, umas sobre as outras, são bem diferentes das que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes, sendo esse o motivo que o leva a reservar a educação.

2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Na primeira, Kant diz que a finalidade da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. Nessa definição o autor nos leva a refletir sobre como desenvolver harmonicamente todas essas capacidades e potencialidades do ser humano, se ele se depara com a obrigatoriedade de ter que dedicar-se a uma atividade especializada, já que temos precisamos preencher diferentes funções na sociedade.
A segunda, diz que a educação teria como objeto ‘fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para seus semelhantes’, sendo a felicidade uma coisa subjetiva, onde cada um a aprecia de seu modo, sendo que as condições da felicidade são as da vida. A felicidade completa é a vida completa.
O ponto fraco dessas duas definições é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente. Só que a educação sempre se construiu a partir de influências culturais de cada época, principalmente religiosas e políticas, não tendo como fugir dessa realidade. A educação tem variado infinitamente, com a cultura/sociedade.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para ele, é preciso considerar os sistemas educativos e aprender deles os caracteres comuns, sendo que o conjunto desses caracteres será a definição de educação.
Um desses caracteres é que se faz necessário que haja uma geração de adultos e uma geração de jovens, crianças e adolescentes. Outro é que essa primeira geração exerça influência sobre a segunda.
Os sistemas de educação trabalham de forma heterogênea, pois precisam dar contam de preparar as essas crianças para as mais diferentes profissões cobradas pela sociedade, sendo assim, há grande diversidade pedagógica, o que comprova que a educação não tem como ser absolutamente homogênea e igualitária. Mas esses sistemas não constituem toda a educação.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Todos os povos têm certas idéias, sentimentos e práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, independendo da categoria social a que pertençam. Mesmo que cada sociedade tenha suas crenças particulares, ainda assim terão assuntos que são do conhecimento de todos e que influenciam diretamente na aquisição de certos hábitos mentais que vão além da educação religiosa, por exemplo.
No decorrer da história, constituíram-se um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância de nossas diversas faculdades. Essas idéias são a base do espírito nacional, onde toda e qualquer educação conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos seus educandos, resultando, assim, o fato de que cada sociedade faz do homem certo ideal.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Sua função é suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.




6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Durkheim concluiu que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós existe dois seres, onde um é o ser individual, que só relaciona-se com os acontecimentos da vida pessoal; e o outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas os grupos diferentes que fazemos parte ( as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie ). Seu conjunto forma o ser social. O fim da educação é constituir esse ser social em cada um de nós.


7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
A moral está relacionada com a natureza das sociedades, pois ela muda quando as sociedades mudam. É que ela resulta da vida em comum. É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos, que nos ensina a dominar as paixões, os instintos, e dar-lhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins individuais a outros mais elevados. A evolução dasociedade nos faz sentir a necessidade de ir além, de buscar, de aprender e saber mais; sem essa imposição da mesma, seríamos hoje pacatos seres humanos, sem desejos, sem leis, sem regras, sem disciplina e sem desafios. Do ponto de vista intelectual também devemos muito à sociedade. É a ciência que elabora as noções cardeais, que dominam o pensamento, como a noção de causa, de lei, de espaço, de número; noções de corpo, de vida, de consciência, de sociedade, entre outras. Fica claro como o indivíduo é influenciado pela sociedade e como essas influências são fundamentais para sua existência, seu esforço e sua evolução como ser humano.
A que se reduziria o homem, se retirasse dele tudo o que a sociedade lhe empresta? Retornaria à condição de animal. Se o homem ultrapassou o estágio em que os animais permanecem, é porque o resultado único de seus esforços pessoais já não erm mais suficientes, por isso cooperou sempre com seus semelhantes, o que veio reforçar o rendimento da atividade de cada ser.
Os conhecimentos e os frutos das experiências humanas são conservados, graças à tradição oral, graças aos livros, aos monumentos figurados, aos utensílios e instrumentos de toda espécie, que se transmitem de geração em geração. Isso nos faz crescer muito enquanto indivíduo, já que podemos contar com o que a sociedade conservou para nós.
Para que esses conhecimentos todos possam ser conservados e acrescidos por cada geração, será preciso uma entidade moral dura que ligue uma geração à outra: a sociedade. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. A ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, tem por objeto engrandecer o indivíduo e torná-lo criatura verdadeira humana.

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