ECS 5- Weber
O sociólogo Max Weber estudou a fundo a sociologia, as relações humanas e os resultados das mesmas. Para ele, a continuidade dessas relações sociais está baseada na dominação, onde há a submissão de um grupo a um certo mandato. Weber nos traz o que considera ser os três tipos de dominação legítima:
DOMINAÇÃO LEGAL – Esta dominação é baseada em estatutos, direitos e deveres, com regras impostas que devem ser obedecidas. Podemos chamá-la de dominação burocrática, pois segue uma hierarquia de cargos, onde há subordinação de inferiores aos superiores. Vemos isso claramente nas empresas privadas, capitalistas, onde empregados obedecem o patrão, o chefe.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL – Segue os princípios da tradição, onde obedece-se uma pessoa por sua dignidade e fidelidade. Era muito utilizada antigamente, na relação senhor/escravo, onde o senhor ordenava e os súditos obedeciam.É a pura dominação patriarcal, onde por exemplo, o chefe da família é o responsável pela educação dos filhos, é ele também quem toma as decisões importantes da casa, sempre seguindo a tradição, assim como seu pai já o fazia.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA - Esta domonação basea-se na devoção afetiva a uma pessoa, bem como nas suas virtudes. Essa pessoa é escolhida a partir do seu carisma, vocação e não necessariamente pelas suas competências, habilidades e qualificação pessoal. Podemos dizer que é dominação do profeta, do dermagogo, onde a revelação ou a criação momentânea é uma das características.
Após refletir sobre essas três formas de dominação apresentadas por Max Weber, observa-se com mais clareza como essas dominações estão presentes no nosso dia dia, na sociedade que estamos inseridos, nas relações sociais que fazem parte do nosso dia pessoal e profissional. No trabalho obedecemos a regras e normas, muitas vezes até sem direito de contestá-las, é a pura dominação legal. Ao escolhermos um candidato, uma religião ou um amigo, fazemos uso da dominação carismática. Ao refletirmos sobre nossa estrutura familiar, nos deparamos com a dominação tradicional, patriarcal, onde muitos dos valores que nossos pais nos passaram, foram igualmente passados a eles por seus pais. O que devemos fazer é compreender, refletir e aprender a equilibrar essas dominações nas nossas relações sociais.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home